
A experiência provou que conforme se aumenta n, ou seja, à medida que mais lançamentos da moeda são feitos, a frequência relativa
tende a estabilizar-se em torno de
.
Exemplo:
Em 1000 lançamentos (n = 1000), 529 resultados foram favoráveis (m = 529), o que nos dá para
o valor de 0,529.
Em 4040 lançamentos, 2048 resultados foram favoráveis o que nos da
= 0,50693, isso significa que no lançamento de uma moeda “honesta” a probabilidade de se obter “cara” é
. Essa experiência foi realizada por Kerrich e Buffon.
A definição que permite calcular teoricamente a probabilidade de um evento, sem realizar a experiência é:
Dado um espaço amostral S, com n (S) elementos, e um evento a de S, com n(A) elementos, a probabilidade do evento A é o P(A) tal que:

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Exemplo:
Em 1000 lançamentos (n = 1000), 529 resultados foram favoráveis (m = 529), o que nos dá para
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Em 4040 lançamentos, 2048 resultados foram favoráveis o que nos da
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A definição que permite calcular teoricamente a probabilidade de um evento, sem realizar a experiência é:
Dado um espaço amostral S, com n (S) elementos, e um evento a de S, com n(A) elementos, a probabilidade do evento A é o P(A) tal que:
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Propriedade: Sendo S ≠
um espaço amostral qualquer, A um evento de S e
o complementar de A em S, valem as seguintes propriedades:
? P(
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? P(S) = 1
? 0 ≤ P(A) ≤ 1
? P(A) + P(
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